Curiosidades

Espaço para Oração em na sua Casa

Publicado dia 01/03/2020 às 19h41min
12 ideias criativas para quem quer criar um espaço de oração em casa

Selecionadas no Pinterest, estas imagens servem como referência inspiradora para quem pretende decorar seu oratório particular

uando você faz suas orações em casa, costuma realizá-las em um local especial? Alguma vez já cogitou criar seu próprio oratório, onde pudesse se sentir mais concentrada e conectada à sua espiritualidade enquanto reza?

 

Assim como todas as casas possuem cômodos para comer, dormir, relaxar, é importante também reservar um lugar especial para Deus dentro do nosso lar. E nem precisa ser um quarto todo, basta que seja um local longe de distrações e aparelhos eletrônicos, onde você possa acalmar seu coração e sua mente, além de cuidar de sua alma, seja rezando ou meditando silenciosamente.

Também não precisa ser um lugar elegantemente decorado, com um altar de mármore, estátuas de porcelana ou castiçais de bronze. Na hora de criar o seu canto de oração, o que vale é reunir objetos que tenham uma real ligação com a sua fé, como sacramentais, terços, imagens e até livros.

Portanto, se a sua intenção é criar um oratório particular ou, até mesmo, renovar o canto de oração que já tem em casa, veja as fotos abaixo para encontrar sua inspiração:

Uma pequena divisão de madeira separa o oratório da sala, garantindo a privacidade necessária aos momentos de oração. Com uma iluminação especial e acolhedora, o ambiente é perfeitamente harmonizado com o móvel, as imagens, elementos sacros e um genuflexório que funcionam como um verdadeiro convite à oração.

A fé é um legado, portanto muitas pessoas valorizam objetos sagrados que pertenceram aos seus antepassados. Há, inclusive, aqueles que gostam de reproduzir com exatidão aquele canto de reflexão guardado na memória, tal qual existia na casa da avó ou no lugar em que cresceu.

Para muitos católicos, se cercar com imagens sagradas ajuda a manter o foco durante a oração e auxilia a refletir sobre a vida de Jesus, Maria e os santos. Nesse espaço, as imagens foram dispostas em várias prateleiras, enaltecendo as paredes, enquanto a luz natural que penetra através dos blocos de vidro completa o ar etéreo ao ambiente.

Num lar católico, o altar ou oratório pode ser o ponto central da decoração de ambientes como hall de entrada ou sala principal. Se esse é o seu desejo, suas imagens e objetos sacros podem ocupar um lugar de destaque no espaço escolhido de maneira harmônica e natural.

Se espaço é um problema para você, fixar um nicho em uma parede pode ser a solução. Ele tem a mesma função dos trípticos de madeira usados antigamente por nossos avós, e podem reunir pequenas imagens de santos, crucifixos, pequenos quadros, rosários e qualquer outro objeto que tenha relação com a sua experiência religiosa, basta usar a criatividade.

 

A devoção a Virgem Maria é algo extraordinário e poderoso, pois sua imagem é capaz de transmitir paz, calma, tranquilidade e segurança. Por essas razões, é muito comum encontrarmos imagens de Nossa Senhora em mesas de escritório, criados-mudos e até penteadeiras. Não raro, elas reinam soberanas em jardins, envoltas em flores e folhagens.

Sua presença é praticamente um convite para uma pausa contemplativa, principalmente em momentos como o nascer do dia, quando surgem os primeiros raios de sol, e sob as suaves luzes das primeiras estrelas que aparecem ao cair da noite.

Durante a formação católica, muitos incorporam o hábito de rezar todas as noites, antes de ir para a cama, e ao despertar. Se esse é o seu caso, criar um canto de oração dentro do próprio quarto pode ser uma boa opção. Basta escolher o móvel mais adequado – pode ser até uma prateleira ou mesa de cabeceira –, e reunir sobre ele seus objetos de devoção.

Se você realiza estudos bíblicos com profundidade, lê bastante sobre a fé, a história da Igreja, a vida dos santos ou até mesmo é um graduando em Teologia, uma opção é abrir espaço em sua escrivaninha para a acomodação de santos, rosários e castiçais e outros sacramentais úteis durante seus momentos de oração. Eles serviram de inspiração para seus estudos e, ainda, lhe ajudarão nos momentos em que você quiser fazer uma pausa para a sua oração contemplativa.

Assim como ocorre com a Virgem Maria, a oração realizada junto à imagem de Jesus Cristo também parece ser mais vigorosa e profunda. Se você se comove frente ao seu busto esculpido, ao crucifixo e ao quadro do Sagrado Coração, certamente desejará reunir esses elementos em seu oratório com o objetivo de se sentir junto a Ele durante suas prece.

Aquela antiga cristaleira que é herança da sua tia-avó pode ser transformada num grande oratório. Após restaurá-la com pátina e trocar seus puxadores, você poderá reunir dentro dela todas as suas imagens santas e demais objetos ligados à sua devoção.

Manter o crucifixo preso à parede é a confirmação da fé inabalável por parte das pessoas que moram ou frequentam determinado local. Se você se sente protegido por essa sensação e, ao mesmo tempo, acha importante refletir sobre a crucificação de Jesus Cristo, a cruz deverá ser o elemento central de seu oratório.

Assim como o crucifixo, a Bíblia Sagrada assume um importante papel quando é posicionada com as suas páginas abertas, convidando quem passa por ela a realizar uma breve leitura de suas páginas. Além de simbolizar a busca pelo conhecimento religioso, o Evangelho transmite uma forte sensação de proteção, e por isso ele se está presente em muitos oratórios.

 

 

Fonte: Aleteia

Mais Populares

A mulher é quem dá harmonia

17 de fevereiro de 2020 |   480

Deus não fecha nenhuma porta

29 de janeiro de 2020 |   454

Depressão no altar:

02 de março de 2020 |   274

ÚLTIMAS Notícias

Papa Francisco:

27 de março de 2020 às 20:46:59

RETIRO DE CURA INTERIOR PARA MULHERES

20 de março de 2020 às 21:06:54

Diocese de Limeira

20 de março de 2020 às 00:08:48



Fale Conosco

Limeira
| | (19) 9828-50411
contatoredecatolicadewebradio@gmail.com